Brumado: Projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias” está sendo realizado nas Escolas Municipais » Rede Acontece
Últimas
18-01-2019 » Caso Daniel | Âncora acusado de fake news por família Brittes é chamado a depor 18-01-2019 » Questão de higiene | Tem problema ter lixo na pia ou aumenta risco de bactérias? 18-01-2019 » Jack estava internada | Ginasta brasileira que defendeu seleção morre aos 17 anos 18-01-2019 » Defensora dos animais | Luisa Mell: 'Pode ter mulher agredida onde tem bicho apanhando' 18-01-2019 » Acordo com pai dela | Felipe Neto pagará 'acompanhamento psicológico' a Melody 18-01-2019 » Exclusivo | Funcionária que disparou WhatsApp para Bolsonaro ganha cargo no Planalto 18-01-2019 » Investigação contra Queiroz | Ministro do STF afirma que pedido de Flávio foi 'confissão de culpa' 18-01-2019 » Ex-ministro de Temer | Bolsonaro escolhe general Silva e Luna para ser o diretor-geral de Itaipu 18-01-2019 » Medidas econômicas | Auxílio-reclusão e pensão por morte vão passar por pente-fino; entenda 18-01-2019 » Educação | Governo suspende nomeação de diretor para coordenar Enem 18-01-2019 » Relações com o país vizinho | Bolsonaro cita PT e diz que Brasil tem culpa em crise na Venezuela 18-01-2019 » Atacante do Santos | Fla encaminha acerto com Bruno Henrique por R$ 23 milhões 18-01-2019 » Copa São Paulo | SP bate Cruzeiro nos pênaltis e pega Guarani na semifinal 18-01-2019 » Ex-comandante do Exército | Símbolo de superação, Villas Bôas traz voz moderada ao Planalto 18-01-2019 » Para descobrir o que têm | Pessoas com doenças misteriosas buscam 'detetives' nos EUA 18-01-2019 » Salão de Detroit | Nissan revela que futuro Versa será 'surpreendente como o Kicks'
Publicidade
13 de julho de 2018

Brumado: Projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias” está sendo realizado nas Escolas Municipais

Foto Divulgação

O projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias”, da UNEB – Campus XX – Brumado, almeja desenvolver práticas de leitura junto ao público infanto-juvenil a fim de formar futuros leitores. Além disso, tem o objetivo de formar futuros contadores de história, promovendo uma articulação entre a comunidade acadêmica e as Escolas Municipais de Brumado.

Na última sexta-feira, 6, O Contação de Histórias foi apresentado na Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spínola, mas já passou por diversas outras Escolas do Município: Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva; Escola Municipal Arminda Maria Azevedo; Escola Nice Publio da Silva Leite; Colégio Municipal de Educação Agamenon Santana; Escola Municipal Professor Roberto Santos, Escola Municipal Profª Zilda Neves.

O Projeto tem como objetivo principal promover e incentivar a leitura junto ao público infantil, prioritariamente os filhos de família de baixa renda na faixa etária de 03 a 12 anos. Pretende-se com isso despertar o interesse pela leitura, a valorização do livro e a formação de futuros usuários de serviços da biblioteca. Além disso, visa também a integração entre a comunidade acadêmica e cidade, bem como um maior envolvimento entre comunidade e a UNEB.

Especificidades da Metodologia: 03 a 12 anos

· Contação de histórias através de dramatização, leituras e fantoches.

· Roda de Leitura realizada pelos estudantes das escolas municipais.

· Apresentação da biografia dos autores das obras que serão trabalhadas.

· Obras: Pretinha eu, de Júlio Emílio Braz, Felicidade não tem cor, de Júlio Emílio Braz, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, Menino Nito, de Sônia Rosa.

· Articulação entre os professores regentes e os monitores do projeto.

· Atividades: Produção textual (Os estudantes devem elaborar textos a partir da contação de histórias).

IMPACTO

· Fortalecimento da extensão universitária através da articulação entre a comunidade acadêmica e os discentes das escolas municipais de Brumado para a formação de leitores e contadores de histórias.

· O Projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias” faz suas apresentações em escolas da rede pública no município de Brumado. Em cada instituição é trabalhado um livro diferente, estes são escolhidos por meio de reuniões com os diretores, coordenadores pedagógicos e a coordenadora do Projeto, Maria Salete Fausto Azevedo.

· Nesses anos de existência, foram realizados diversos encontros, sendo que a partir de 2 anos o Projeto Contação de Histórias, passou a registrar cada momento em uma pagina na internet, na rede social Facebook (Clique aqui). Cada reunião, apresentação, deliberação está na grande rede, o que proporcionar a ampla divulgação do Projeto.


VOLTAR