Brumado: Projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias” está sendo realizado nas Escolas Municipais » Rede Acontece
Últimas
26-04-2019 » Réu em ação penal no STF | PGR quer perda do mandato e condenação de Collor a 22 anos de prisão 26-04-2019 » Libertadores | Palmeiras vence Melgar, vira líder e se garante nas oitavas 26-04-2019 » Ministro nega censura | Moraes responde Fachin e defende inquérito que apura ofensas ao STF 26-04-2019 » Dados do Saeb | Metade dos diretores diz que alunos agridem funcionários na escola 26-04-2019 » 'É um desplante' | Colunista de jornal português rebate Moro sobre ex-premiê 26-04-2019 » 20 clubes da Série A | Times do Brasileiro devem R$ 1,8 bilhão à União; veja ranking 26-04-2019 » Pode acreditar | Cientistas descobrem que 'sentimos cheiro' com a língua 26-04-2019 » Copa do Brasil | Santa Cruz vence, mas Flu leva a melhor nos pênaltis e vai às oitavas 26-04-2019 » Na Flórida | Morre John Havlicek, lenda dos Boston Celtics, aos 79 anos 26-04-2019 » Discurso forte nos EUA | STF está sob ataque e sofre momento de descrédito, afirma Barroso 26-04-2019 » TCU autorizou nova gráfica | Enem não terá ideologia, dizem ministro e Bolsonaro: 'Foquem na técnica' 26-04-2019 » Senador alega sigilo de dados | Justiça nega nova tentativa de Flávio em bloquear apuração de caso Queiroz 26-04-2019 » Renúncia fiscal | STF amplia em R$ 16 bi por ano subsídio à Zona Franca de Manaus 26-04-2019 » Resumo do dia | Entrevistas de Lula e Previdência na Câmara são destaques 26-04-2019 » Reforma da Previdência | 'Não é meu papel construir maioria', diz chefe de comissão 26-04-2019 » Vídeo de diversidade racial e sexual | Presidente do BB atende Bolsonaro, demite diretor e tira do ar comercial 26-04-2019 » Falta de representatividade | Ela viu faturamento crescer 400% ao vender bonecas negras 26-04-2019 » Uma São Paulo fora do mapa | Em periferia sem CEP ou segurança, até mercearia vira caixa postal 26-04-2019 » Alienação parental vira desculpa | Para mães, judiciário é conivente com abuso sexual dentro da família
Publicidade
INTERSORFT 100 MEGA
corretora de seguros
13 de julho de 2018

Brumado: Projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias” está sendo realizado nas Escolas Municipais

Foto Divulgação

O projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias”, da UNEB – Campus XX – Brumado, almeja desenvolver práticas de leitura junto ao público infanto-juvenil a fim de formar futuros leitores. Além disso, tem o objetivo de formar futuros contadores de história, promovendo uma articulação entre a comunidade acadêmica e as Escolas Municipais de Brumado.

Na última sexta-feira, 6, O Contação de Histórias foi apresentado na Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spínola, mas já passou por diversas outras Escolas do Município: Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva; Escola Municipal Arminda Maria Azevedo; Escola Nice Publio da Silva Leite; Colégio Municipal de Educação Agamenon Santana; Escola Municipal Professor Roberto Santos, Escola Municipal Profª Zilda Neves.

O Projeto tem como objetivo principal promover e incentivar a leitura junto ao público infantil, prioritariamente os filhos de família de baixa renda na faixa etária de 03 a 12 anos. Pretende-se com isso despertar o interesse pela leitura, a valorização do livro e a formação de futuros usuários de serviços da biblioteca. Além disso, visa também a integração entre a comunidade acadêmica e cidade, bem como um maior envolvimento entre comunidade e a UNEB.

Especificidades da Metodologia: 03 a 12 anos

· Contação de histórias através de dramatização, leituras e fantoches.

· Roda de Leitura realizada pelos estudantes das escolas municipais.

· Apresentação da biografia dos autores das obras que serão trabalhadas.

· Obras: Pretinha eu, de Júlio Emílio Braz, Felicidade não tem cor, de Júlio Emílio Braz, Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado, Menino Nito, de Sônia Rosa.

· Articulação entre os professores regentes e os monitores do projeto.

· Atividades: Produção textual (Os estudantes devem elaborar textos a partir da contação de histórias).

IMPACTO

· Fortalecimento da extensão universitária através da articulação entre a comunidade acadêmica e os discentes das escolas municipais de Brumado para a formação de leitores e contadores de histórias.

· O Projeto “Incentivando a leitura através da contação de histórias” faz suas apresentações em escolas da rede pública no município de Brumado. Em cada instituição é trabalhado um livro diferente, estes são escolhidos por meio de reuniões com os diretores, coordenadores pedagógicos e a coordenadora do Projeto, Maria Salete Fausto Azevedo.

· Nesses anos de existência, foram realizados diversos encontros, sendo que a partir de 2 anos o Projeto Contação de Histórias, passou a registrar cada momento em uma pagina na internet, na rede social Facebook (Clique aqui). Cada reunião, apresentação, deliberação está na grande rede, o que proporcionar a ampla divulgação do Projeto.


VOLTAR