Brumado Acontece » Um novo jeito de ver notícia
parque LAB GRÁFICA BANDEIRANTE INTERSOFT CLINICA MASTER supermercado central Web Radio Acontece
23-09-2017

Empresários da indústria estão mais confiantes, diz CNI

Foto Brumado Acontece

Foto Brumado Acontece

Os empresários estão mais confiantes, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada hoje (21) pela internet. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) alcançou 55,7 pontos em setembro, o maior nível desde março de 2013, antes do início da crise econômica. Com o aumento de 3,1 pontos em relação a agosto, o indicador deste mês é superior à média histórica de 54 pontos. Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem pontos. Quando ficam acima de 50 pontos, mostram que os empresários estão confiantes. A confiança é maior nas grandes indústrias, segmento em que o índice alcançou 57,4 pontos. Nas pequenas empresas, o indicador ficou em 53,4 pontos e, nas médias, foi de 54,7 pontos. O índice de confiança sobre as condições atuais aumentou 4 pontos em relação a agosto e alcançou 50,5 pontos. Foi a primeira vez, desde novembro de 2012, que o indicador ficou acima da linha divisória dos 50 pontos, informou a CNI. A pesquisa foi realizada entre 1º e 15 deste mês com 2.966 indústrias em todo o país.

23-09-2017

Rui Costa promete novas mudanças no secretariado

FOTO BRUMADO ACONTECE

FOTO BRUMADO ACONTECE

O governador Rui Costa anunciou nesta sexta-feira (22) que vai realizar novas mudanças no secretariado nos próximos dias. Durante a cerimônia de posse de Jusmari Oliveira na Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), o governador não quis detalhar em quais pastas ocorreriam as mudanças. “Vamos fazer pequenas mudanças, de forma gradativa, vou anunciar uma a uma nos próximos dias”, disse Rui.

23-09-2017

Gilmar Mendes vai relatar pedido de habeas corpus de Joesley e Wesley Batista

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes foi sorteado hoje (22) para relatar pedido de liberdade dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da J&F. Mendes, que está em viagem oficial para acompanhar as eleições parlamentares na Alemanha, não tem prazo para decidir o caso. Os dois estão presos em São Paulo acusados de usarem informações privilegiadas para fraudar o sistema financeiro. Wesley foi preso no último dia 13, e Joesley já estava preso por determinação do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em função da quebra do acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles são acusados crime de insider trading [uso de informações privilegiadas], sob a suspeita de usarem dados obtidos por meio de seus acordos de delação premiada para venderem e comprarem ações da JBS no mercado financeiro. O habeas corpus foi protocolado nesta manhã (22) após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitar o mesmo pedido. Na sessão de quinta-feira (21), os ministros da 6ª Turma da Corte decidiram manter a prisão dos acusados.

23-09-2017

Confiança do consumidor sobe 1,4 ponto em setembro ante agosto

Foto Brumado Acontece

Foto Brumado Acontece

A confiança do consumidor subiu 1,4 ponto em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta sexta-feira, 22, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) ficou em 82,3 pontos. A alta interrompe a sequência de três quedas consecutivas, puxadas pelo agravamento da crise política em maio, com a divulgação da delação do empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo de proteína animal JBS, envolvendo o presidente Michel Temer. “O resultado parece estar relacionado a uma ligeira melhora na percepção sobre o mercado de trabalho e no gradual afastamento do risco de crise política. Isso, no entanto, não parece ter sido suficiente para alterar o perfil ainda cauteloso do consumidor”, afirmou Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor, em nota oficial. Em setembro, a satisfação dos consumidores com a situação atual ficou estável, enquanto as expectativas para os meses seguintes mostraram recuperação após três meses de quedas. O Índice de Situação Atual (ISA) teve ligeira alta de 0,2 ponto, para 70,9 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 2,2 pontos, para 91,1 pontos. O subitem que mede a satisfação dos consumidores com a situação econômica atual teve alta de 0,7 ponto em setembro, recuperando 70% das perdas acumuladas nos últimos três meses. Já o indicador que mede o otimismo em relação à economia nos próximos seis meses avançou 5,9 pontos, para 110,9 pontos. Em setembro, a confiança avançou em três das quatro faixas de renda pesquisadas. A maior alta foi registrada nas famílias com renda mais elevada, acima de R$ 9.600,00 mensais. A Sondagem do Consumidor coletou informações de 1.830 domicílios em sete capitais, com entrevistas entre os dias 1º e 19 de setembro.

23-09-2017

Resultado do concurso de soldados da PM-BA e CBM-BA é novamente adiado

Foto Brumado Acontece

Foto Brumado Acontece

Foi novamente adiado o resultado do concurso para soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. Segundo a Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o adiamento do resultado, previsto para esta sexta-feira (22), ocorreu em função de “questões técnicas, tamanha a complexidade e abrangência do certame”. Deste modo, explica a pasta, “o cronograma previsto em edital sofrerá alteração, e o resultado da primeira e segunda etapa do concurso será divulgado oportunamente”. Com cerca de 150 mil inscritos e realizado em treze municípios baianos, incluindo Salvador, o certame é o maior da história do Estado na área de segurança. A Saeb garante ainda que todas as vagas, 2 mil para a PM e mais 750 para CBM, serão preenchidas.

23-09-2017

Ex-médico Jorge Farah, acusado de esquartejar ex-amante, é encontrado morto

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

O ex-médico Farah Jorge Farah foi encontrado morto em sua casa, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, nesta sexta-feira (22). Segundo o delegado Osvaldo Nico Gonçalves, um chaveiro foi chamado para abrir a porta da casa do ex-médico quando a ordem de prisão chegou. Quando os policiais entraram, encontraram Farah deitado na cama, com um corte profundo na perna. Uma equipe médica tentou socorrê-lo, mas ele já havia morrido. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou nesta quinta-feira (21) que o ex-cirurgião Farah Jorge Farah deve cumprir imediatamente a pena de 14 anos e oito meses de prisão pela morte da paciente ex-amante, em São Paulo. Farah tinha sido condenado a 16 anos de prisão pela morte, esquartejamento e ocultação do cadáver da ex-amante Maria do Carmo Alves, em 2003. Ele teve a pena reduzida para 14 anos e oito meses por ter confessado o crime. A defesa do ex-cirurgião havia pedido a anulação do Júri, alegando nulidades, ou o redimensionamento da pena, alegando que “o comportamento da vítima deveria ser considerado como elemento favorável, por ter sido determinante para o desenrolar dos fatos criminosos”. Uma decisão do Supremo Tribunal Federal permitiu que ele continuasse solto. No último dia 22 de agosto, o Ministério Público de São Paulo deu parecer pelo início da execução provisória. O relator, ministro Nefi Cordeiro, atendeu o pedido do MP, negando provimento ao recurso e deferindo a execução provisória, mas o ministro Sebastião Reis Júnior pediu vista antecipada. O crime ocorreu no consultório de Farah, na zona norte da cidade. A vítima, de 46 anos, também era paciente do cirurgião plástico. À época, a polícia informou que Farah usou um bisturi e pinças para dissecar o corpo de Alves e retirar a pele de parte do rosto, tórax e pontas dos dedos das mãos e pés. O processo teria levado dez horas. Preso, ele alegou legítima defesa e disse que era perseguido pela vítima. Partes do corpo dela foram encontradas embaladas em sacos de lixo plásticos, escondidos no porta-malas do carro de Farah. O crime ocorreu em uma sexta-feira, 24 de janeiro. O cirurgião passou a noite em seu consultório e, na manhã de sábado, teria retirado os pedaços do corpo, guardados em sacos plásticos, e colocado no carro. Logo após, ele se internou em uma clínica psiquiátrica, a mesma em que o jornalista Antonio Pimenta Neves ficou após matar sua ex-namorada e também jornalista Sandra Gomide em 2000. Farah teria confessado o crime a uma sobrinha durante visita. Ela, então, o denunciou. Ao ser preso, em depoimento à polícia, o médico confessou o assassinato, mas afirmou ter sofrido um “lapso de memória” em relação aos detalhes do crime. Ele disse que se lembrava apenas da chegada da dona-de-casa à clínica. Em novembro de 2006, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) cassou a licença para o exercício de medicina do cirurgião.

22-09-2017

Charge do Sid

Charge do Sid

Charge do Sid

22-09-2017

NEOJIBA promove concerto gratuito em Vitória da Conquista neste domingo, 24

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

O município de Vitória da Conquista recebe neste domingo, dia 24, a décima e última edição da série Música de Câmara no Interior 2017. O evento gratuito será realizado às 17h, no Centro Cultural Glauber Rocha, e contará com as apresentações dos grupos Wood Tropicales (quinteto de sopros), Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança (NEOJIBA), Orquestra Conquista Sinfônica/ARCOS (Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas) e Coral do Conservatório Municipal. A ação integra o projeto Caravanas Pedagógicas do NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. No repertório, obras de compositores brasileiros e internacionais, como Luiz Gonzaga, Elomar, Vinícius de Moraes, Baden Powell e Tchaikovsky. Além do concerto, serão realizadas no sábado, 23 de setembro, oficinas de técnica instrumental (oboé, flauta, clarinete, trompa, fagote, violino e viola) ministradas por multiplicadores do NEOJIBA para alunos do Conservatório Municipal e de projetos da região. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte das comemorações dos dez anos do NEOJIBA. O projeto Caravanas Pedagógicas conta com o patrocínio da Cielo e Cateno, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal, Ordem e Progresso. Em Vitória da Conquista, a iniciativa conta com a parceria da ARCOS-OCS, Conservatório Municipal e apoio da Prefeitura Municipal de Leia mais »

22-09-2017

Semar comemora o Dia da Árvore com ação de doação de mudas para a Carp

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta quinta-feira, 21 de setembro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semar doou mudas do bioma caatinga para a Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz – Carp. As mudas serão doadas pelos membros da instituição durante a 12ª edição da Festa da Luz, cujo tema é “Juventude e Biomas Brasileiros”. A festa será realizada neste sábado (23), a partir de 18h, no Centro de Evangelização Jesus, Eu Confio em Vós. No local, haverá estandes com a representação dos quatro biomas brasileiros, onde as mudas serão expostas e doadas. A Diretora de Meio Ambiente, Hanna Correia, e o Coordenador de Agricultura, o Engenheiro Agrônomo Delmo Silva Soares, entregaram as mudas diretamente ao Presidente da Carp, Jorge Alberto, em ação realizada nesta sexta-feira (22).

22-09-2017

Dia mundial sem carro: 200 mil baianos preferem utilizar o metrô todos os dias

Foto Brumado Acontece

Foto Brumado Acontece

Em Salvador, quase 800 mil pessoas estão habilitadas a dirigir uma frota de quase um milhão de veículos, segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Com a chegada do metrô até a estação de Mussurunga, cerca de 200 mil baianos deixam de usar carro ou pegar ônibus todos os dias, de acordo com a CCR Metrô Bahia. No Dia mundial sem carro, comemorado nesta sexta (22), as pessoas são convocadas a utilizar esse sistema. O investimento de R$ 8 bilhões do Governo do Estado no Programa Mobilidade Salvador está sendo feito para que, na capital baiana, todo dia seja um dia mundial sem carro. Com a implantação do metrô, que possui 19 estações em operação, além dos terminais para integração de ônibus urbanos e intermunicipais, muita gente já está deixando o carro em casa. O promotor de vendas Brás Hipólito é uma delas. “Facilita bastante, economizo tempo, gasolina e chego sempre no horário marcado”.Agente de portaria, Valdinei Brito passeia com a família de metrô. “É mais cômodo, mais prático, mais rápido. E a gente tem que aproveitar porque é uma coisa nossa. Deixo o carro em casa e vou com a mulher e os filhos na Lapa. Gostei muito”. A recepcionista Rita Vieira tinha carona certa para a rodoviária. Preferiu o metrô. “Moro em Stella Maris, pedi que me deixassem aqui. É mais prático, mais rápido e mais confortável”.

22-09-2017

A convite do Tribunal Superior Eleitoral, OEA acompanhará eleições no Brasil

Brumado Acontece

Brumado Acontece

A convite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará uma equipe ao Brasil para acompanhar as eleições gerais do ano que vem. Esta será a primeira vez que o órgão observará o processo eleitoral no Brasil. Em comunicado publicado na página oficial da instituição na internet, o secretário-geral da OEA, Luis Almagro, considerou a visita um “grande passo” para a democracia brasileira. “Conte conosco em um evento tão significativo como são as próximas eleições gerais. É testemunho da abertura do Brasil e de suas autoridades e o reconhecimento da qualidade técnica-profissional de nossas missões de observação”, disse Almagro. De acordo com a OEA, o TSE enviou o convite formal à instituição na terça-feira (19). O Brasil será o 28º país a receber uma Missão de Observação da OEA. “A Secretaria-Geral iniciará de imediato os preparativos para a Missão, incluindo os contatos com os doadores para assegurar os recursos financeiros necessários. As missões de observação eleitoral da OEA não podem receber financiamento do país anfitrião”, diz trecho do comunicado divulgado pela organização. Pelo Twitter, Almagro agradeceu o convite. “Equipe da OEA observará pela primeira vez eleições no Brasil. Agradecemos a confiança do TSE em nosso trabalho”. Segundo o TSE, o convite tem o intuito de trocas de experiências com órgãos internacionais e que o tribunal também acompanha eleições em outros países.

22-09-2017

Autoridades marcam presença no evento de apresentação da Semana Nacional do Trânsito

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Nesta quinta-feira (21), foi realizado no Auditório da Prefeitura Municipal o evento oficial de apresentação da Semana Nacional do Trânsito, que está sendo promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT em Brumado. Diversas autoridades marcaram presença no evento, dentre as quais o Prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, o Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, André Cardoso, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Nicéia, a vereadora Lia Teixeira, representando o Legislativo, o Tenente Mota, da Polícia Rodoviária Estadual – PRE, o Tenente PM Auresil Sousa Figueiredo, da 34ª CIPM, o Coordenador de Fiscalização da SMTT, Valdir Caires, o instrutor do Centro de Formação de Condutores Modelo, Sandro Leite, e Sebastião Silveira, representando a 18ª Ciretran. Na oportunidade, foi apresentado o cronograma da Semana Nacional do Trânsito que será desenvolvido no município até o final do mês, além de discutidas ações sobre a segurança viária e o sistema viário municipal. As autoridades presentes se colocaram à disposição para contribuir com a realização da campanha na cidade, bem como colaborar, em suas respectivas áreas, com a melhoria do trânsito municipal

22-09-2017

Brumado: Prefeito visita obras de canalização do Riacho do Sapé

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Na última quarta-feira (20), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos esteve, acompanhado do Diretor de Máquinas da Secretaria Municipal de Infraestrutura – Seinf, Klay Jean Machado, visitando as obras de canalização do Riacho do Sapé, entre os Bairros Olhos D’água e Santa Tereza. A canalização do riacho visa reorganizar o perímetro, construir galerias para o escoamento pluvial, além da abertura de vias marginais e valorização da área. A obra também auxiliará, no futuro, a construção da rede de esgotamento sanitário do município, assim como a canalização do Riacho do Bate Pé, que está em andamento. Depois de concluídos os trabalhos na localidade, a fluidez do trânsito nas imediações será melhorada, trazendo inúmeros benefícios para os moradores da localidade. Os custos da obra são de responsabilidade da prefeitura.

22-09-2017

Brumado: TG realizou Solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

Na última quinta-feira, 22, o Tiro de Guerra realizou a formatura de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos cidadãos da classe de 1999, aos quais foram dispensados da prestação do serviço militar inicial. A formatura foi conduzida pelo Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra e contou com a participação do senhor Evanilson Teixeira, Secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, e demais funcionários.

22-09-2017

Bahia cria mais de 2 mil empregos em agosto; construção civil lidera

Foto Brumado Acontece

Foto Brumado Acontece

De acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia criou 2.490 postos de trabalho com carteira assinada em agosto de 2017. O resultado positivo decorre da diferença entre 48.068 admissões e 45.578 desligamentos. Após eliminação líquida de 6.853 e de 3.516 postos de trabalho nos anos imediatamente anteriores, a Bahia exibe registro positivo em sua série. O saldo de agosto de 2017 se apresentou num patamar superior ao de julho, que foi de 847 postos de trabalho, sem as declarações fora do prazo. Setorialmente, em agosto, cinco segmentos contabilizaram saldos positivos: Construção Civil (+2.396 postos), Indústria de Transformação (+335 postos), Serviços (+238 postos), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34 postos) e Extrativa Mineral (+17 postos). Por outro lado, os setores que desligaram trabalhadores celetistas foram: Comércio (-461 postos), Agropecuária (-35 postos) e Administração Pública (-34 postos). Análise regional – Em relação à geração líquida de postos de trabalho, a Bahia (+2.490 postos) ocupou a quinta posição dentre os estados nordestinos e a sétima no Brasil em agosto de 2017. Na Região Nordeste, além da Bahia (+2.490 postos), mais sete estados apresentaram desempenho positivo: Ceará (+4.975), Pernambuco (+4.206 postos), Paraíba (+3.511 postos), Rio Grande do Norte (+3.241 postos), Maranhão (+1.734 postos), Sergipe (+156 postos) e Piauí (+75 postos). Em contrapartida, Alagoas (-424 postos) eliminou posições celetistas.


Como você avalia os primeiros 100 dias de administração do prefeito Eduardo Vasconcelos em Brumado

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

AQUIVO ACONTECE

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com