Arquivos Bahia » Brumado Acontece
Grafica bandeirante intersorft
24-12-2015

Vereador Catoze deseja a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

FOTO: BRUMADO ACONTECE

FOTO: BRUMADO ACONTECE

Desejo que você tenha um ótimo Natal, cheio de alegrias, harmonia e tudo que a nossa caixinha de sonhos nos faz acreditar. Que esse Ano Novo que se aproxima seja uma porta aberta para novos sonhos, renovações de fé e muita paz para o nosso mundo. Feliz Natal e próspero Ano Novo! Esses são os votos do seu amigo de sempre vereador Jose Carlos Alves Catoze.

24-12-2015

Célia Sacramento quer repetir chapa com ACM Neto

FOTO BRUMADO ACONTECE

FOTO BRUMADO ACONTECE

A vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PPL), em declarações dadas à imprensa, sugeriu que pretende entrar na briga para compor a chapa do prefeito ACM Neto (DEM) nas eleições municipais que se aproximam. A líder do PPL na Bahia garantiu que não lançará candidatura à Câmara Municipal de Salvador, mas insinuou permanecer ocupando a cadeira de vice-prefeita para o pleito em 2016. “Não vou ser candidata a vereadora. O natural é continuar onde estou”, disse ela. Sobre ter a imagem manchada por diversas notícias de desentendimentos com o prefeito ACM Neto, inclusive apelidada como “vice-prefeita decorativa”, Célia desmente. Ela diz inclusive que é atuante no cargo e que os desencontros com o democrata são invenções da mídia. “Todo mundo sabe que eu trabalho, eu tenho meu Facebook. Eu sou atuante. Ele me convidou para ser sua vice, trabalhar e atuar na cidade para desenvolver as questões das mulheres, trabalhar a questão da reparação e eu estou indo além. Essa intriga é coisa de mídias pontuais, que têm outras intenções. O povo sabe disso”, afirmou. Também à imprensa, Célia Sacramento já havia adiantado a ideia de continuar como vice de Neto durante a inauguração da orla da Ribeira. “ Leia mais »

23-12-2015

Grupo de pesquisadores desenvolve tratamento pioneiro em Vitória da Conquista

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

Em parceria com o Centro de Pesquisas de Ótica e Fotônica (CEPOF), da USP, um grupo de pesquisadores vem desenvolvendo, em Vitória da Conquista, um tratamento pioneiro, denominado de Terapia Fotodinâmica – uma nova e promissora modalidade de tratamento para doenças infecciosas em que se associa corantes fotossensíveis ativados por luzes de diferentes características físicas como o LED e o LASER. A técnica inovadora é utilizada pelo grupo Biofotônica Aplicada à Saúde (BAS), composto por profissionais de saúde, técnico-administrativo, alunos e professores da UFBA-Conquista e de outras universidades, para diagnosticar ou tratar moléstias infecto-contagiosas em pacientes HIV positivos e com AIDS e ainda para tratar pacientes com úlceras por pressão. De acordo com um dos coordenadores do BAS, o professor da UFBA-Conquista Luciano Rosa, os resultados têm sido surpreendentes. “Temos pacientes que apresentavam feridas há mais de um ano sem melhora aparente e que após o início do tratamento proposto pelo nosso projeto já apresentam grande melhora no quadro em menos de três meses. Temos um caso de uma paciente diabética com uma ferida no calcanhar que conseguimos a cicatrização em um mês”, destaca. Por enquanto, os atendimentos se restringem a alguns pacientes que foram triados pela a equipe do BAS em conjunto com profissionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) e do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV). “Ainda não é um serviço que a equipe oferece à população pelo SUS, estamos trabalhando para que isso aconteça”, declara a professora Francine Rosa, que também é coordenadora do BAS. Carência de recursos O projeto, no entanto, sofre com a falta de recursos, sobretudo de ordem financeira. Sem a parceria com o Centro de Pesquisas de Ótica e Fotônica (CEPOF), da USP, que empresta equipamentos e custeia alguns materiais de consumo, dificilmente seria possível pôr em prática na região esse tipo de tratamento que utiliza técnica inovadora, com resultados positivos em curto prazo.

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

“Muitas vezes é difícil admitir novos pacientes por escassez de materiais”, revela Luciano Rosa. Centro Especializado. Mesmo com dificuldades de ordem financeira, a equipe do BAS se mantém otimista e já pensa em implantar na região, através de parcerias, Centros Especializados de Novas Terapias. De acordo com a professora Francine Rosa, coordenadora do BAS, assim como já aconteceu em outros lugares apoiados e parceiros do CEPOF, a exemplo do Hospital Amaral Carvalho, localizado em Jaú-SP, que é um centro de referência em Oncologia, a UFBA-Conquista e os Serviços de Saúde de Vitória da Conquista serão locais alvos para implantação desses centros especializados que terão como finalidade realizar o tratamento de várias doenças, principalmente as infecto-contagiosas e os cânceres, através da Terapia Fotodinâmica. Os tratamentos realizados nesses Centros Especializados de Novas Terapias oferecem diversas vantagens em relação aos tratamentos convencionais. Como o agente fotossensibilizador da nova técnica acumula-se preferencialmente nas células cancerosas, o tecido sadio ao redor da lesão é preservado, com excelente resultado estético. Além do mais, esse tipo de tratamento elimina os efeitos desagradáveis da quimioterapia e da radioterapia e evita cirurgias. “Com o avançar das pesquisas clínicas, os profissionais e instituições da cidade logo estarão familiarizados com o tratamento que possui inúmeros benefícios”, acredita Francine Rosa.

23-12-2015

Deputados aprovam PPA e Plano por Desempenho Policial

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

O Plano Plurianual (PPA) e o projeto de lei que amplia o Prêmio por Desempenho Policial foram aprovados nesta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa da Bahia. A bancada de oposição deu voto contrário ao PPA e a favor da gratificação dos policiais. Nesta quarta-feira (23), os parlamentares apreciam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 148, que determina mudanças na concessão de vantagens aos servidores públicos estaduais e o projeto de lei 21.660/2015, que trata das mudanças na concessão de férias e licença-prêmio dos funcionários do Estado. A sessão extraordinária está marcada para às 10h e votará, além da PEC, a Lei Orçamentária para 2016 e projetos dos parlamentares.

12-12-2015

Acontece nesse Sábado a 4º edição do movimento Poesia Viva

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

O projeto surgiu a partir do conhecimento do que a arte pode fazer na vidas das pessoas, e tem como propósito
Encantar, valorizar os artistas brumadenses; e através da arte criar um ambiente cultural, de lazer, que dê prazer à comunidade. Pois acreditamos que a arte tem esse poder. O cotidiano de muitos tem sido transformado devido a atividades culturais. O Poesia Viva, é um movimento Cultural que quer agregar em um mesmo lugar, todas as setes artes: Literatura, Música, dança, Teatro, cinema, fotografia e pintura, É de saber popular que o município é carente de iniciativas culturais e que embora existam Vários artistas, com os mais diversos talentos, estes têm sido “Soterrados” pela falta de oportunidades. Os criadores e organizadores do projeto, Gabriel Nunes dos Santos, Fernando Ruan Leite Santos e Samuel Leite Porto Santos, convidam todos da comunidade para participar (entrada franca). Todos que comparecer no projeto poderá expor sua arte, tendo ou não experiência. “Desejamos que todos continue conosco nessa caminhada de mudar o cotidiano brumadense” diz organizadores. O Movimento será realizado na Biblioteca Municipal (Auditório) ás 16:00 horas.
Para mais informações: Leia mais »

11-12-2015

Brumadenses são suspeitos de assaltar Casa Noturna em Guanambi

FOTO BRUMADO ACONTECE

FOTO BRUMADO ACONTECE

Foram presos nessa madrugada de sexta-feira, 11, três jovens suspeitos de terem assaltado uma Casa Noturna em Guanambi. A prisão do acusados foi feita na BR-030 pela guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário da  2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária. Com os meliantes foram encontrados

FOTO BRUMADO ACONTECE

FOTO BRUMADO ACONTECE

08 aparelhos celulares, um telefone sem fio, 01 roteador, um receptor de TV, 01 gravador de vídeo, 01 receptor de antena parabólica, 01 notebook, 01 amplificador de antena digital, 01 faqueiro com 60 peças inox, 02 relógios dourados, 07 anéis dourados, 10 correntes douradas, 05 pulseiras douradas, 03 pares de brincos dourados, 05 brincos avulsos, 05 pingentes, 12 munições calibre 38, 03 litros de whisky Johnnei Walker, 02 litros de whisky passaporte, 03 litros de Martini branco, 01 litro de vodca, 03 frasco de perfume, 01 bucha de maconha, 01 mala pequena, 01 bolsa R$ 881,00 em espécie e um revólver calibre 38. Os suspeitos tem as mesmas características dos mesmos que assaltaram a casa noturna e por isso estão à disposição da polícia.

11-12-2015

Cidades baianas queixam-se de redução de repasse para combate ao mosquito da dengue

conselho estadual de saude bahia

Durante a inauguração do Centro de Operações de Emergências em Saúde do governo do estado, nesta quinta-feira (10), a presidente do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Stela Souza, afirmou que em 2014 o governo federal não fez em sua totalidade o repasse anual para o combate da dengue para os municípios baianos. Ela afirmou que esse repasse, utilizado para fortalecer as ações no Verão, quando o mosquito tem maior proliferação, ocorre sempre até o final de dezembro. O repasse teria sido feito para os municípios baianos abaixo de 50% no ano passado em relação ao repasse de anos anteriores e até este momento não foram repassados “nem um real” referente ao aporte de 2015. “(A principal dificuldade que os municípios enfrentam no combate ao Aedes) é financeira. Tivemos a falta do larvicida por vários meses, tivemos que fazer um contingenciamento que deixou alguns locais sem tratamento focal”, afirmou Stela.

FOTO: BRUMADO ACONTECE

FOTO: BRUMADO ACONTECE

O secretário de Saúde do estado, Fábio Villas-Boas, confirmou que houve um racionamento do larvicida no começo e no meio do ano no entanto que o racionamento foi cancelado e que este mês de dezembro todos os municípios já têm o produto à disposição. Stela, que é médica e secretária de saúde de Itaparica, não acredita que se não houvesse o racionamento e os problemas de repasse o cenário seria diferente. Segundo ela, os municípios assumiram as responsabilidades das lacunas orçamentárias deixadas com a falta do repasse. O secretário de saúde acredita que os problemas financeiros decorrentes do mosquito são históricos e começos nos anos 90 com o repasse da responsabilidade do controle de endemias para os municípios sem um aporte financeiro proporcional a essa atribuição. “Ninguém investiu em novas tecnologias, seja para combater o mosquito, seja para controlar a doença com alguma vacinação. Houve uma acomodação”, afirmou. Villas-Boas, que solicitou R$14 milhões ao governo federal para as ações de enfrentamento ao mosquito, se mostra tranquilo com o apoio do governo Federal. “A redução de recursos do Ministério da Saúde é uma preocupação de todos os gestores, inclusive a redução do teto (do recurso para) média ou alta complexidade agora no mês de dezembro, entretanto a presidente Dilma garantiu que, nem que ela tenha que tirar de outras rubricas orçamentárias, não faltará recursos para o combate a esse que é o principal inimigo da saúde nacional”.

10-12-2015

Vitor Bonfim promove reforma administrativa na Seagri

FOTO BRUMADO ACONTECE

FOTO BRUMADO ACONTECE

O secretário da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagari), Vitor Bonfim, foi nomeado para o cargo no dia 25 do mês passado e três dias depois enfrentou a turbulência causada pela morte de um cavalo nas dependências do Parque de Exposições, durante a realização da Feira Internacional do Agronegócio, a Fenagro 2015. O parque administrado pela Seagri foi um dos setores que foram alvos da reforma administrativa promovida pelo novo titular da pasta. O episódio do animal na feira do agronegócio levou à exoneração do diretor de Promoção e Atração de Agroinvestimentos, da Superintendência de Política do Agronegócio da Seagri, Paulo Ramon da Silva Solla. O jovem era responsável pela gerência do parque e teve seu nome incluso na lista de corte três dias após a fatalidade. Na mesma superintendência, Vitor Bonfim exonerou a engenheira agrônoma Lúcia Caetana da Veiga Dias da coordenação de Eventos Promocionais. Já Ricardo Marques Azevedo foi exonerado da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Seagri. Nos três casos de exoneração, os substitutos ainda não foram nomeados. Outro exonerado foi Welder Wander Arredondo Bandeira Lopes, que ocupava o cargo de coordenador técnico na diretoria geral da Seagri, e será substituído por Duarte Leia mais »

09-12-2015

Aracatu: Programa Qualifica Bahia forma turma do Curso de Informática Básica

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

A cerimônia de certificação dos estudantes do curso de Informática Básica, para 20 estudantes, ocorreu na última sexta-feira (04) às 10h, no Centro de Cultura João Alves de Aguiar. O evento contou com a presença de Wilde Soares, Coordenadora Pedagógica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano, de Vitória da Conquista que brilhantemente elogiou a turma, destacando como sendo “uma das melhores da região, também agradecemos ao trabalho dos instrutores Ivo Teixeira, Clébio Andrade e Erivan Coqueiro ao tempo que desejamos sucesso a todos”, pondera.

QUALIFICA BAHIA ARACATU INFORMATICA

O estudante Darlúcio Leite manifestou que “a grandiosidade do curso elevou nossa autoestima e o certificado é um diferencial na corrida do mercado de trabalho e para concursos”, diz. O Instrutor e Coordenador Erivan disse que “os estudantes demonstraram muita capacidade neste período e precisam prosseguir os estudos, fazendo um curso pré-vestibular, para adentrar na universidade. Sejam perseverantes que conquistarão novos horizontes promissores”, destaca. Já o Instrutor Clébio afirmou ter sido “um desafio prazeroso trabalhar no curso e que aprendeu muito com os estudantes e cabe a cada um aprofundar os conhecimentos”, conclui.

IMG-20151204-WA0064_resized

O curso é do governo do estado da Bahia, da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Programa Qualifica Bahia, SINEBAHIA, cuja execução deu-se através do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano (IDSB), coma a parceria da Secretaria de Assistência Social, da prefeitura de Aracatu e da Associação Gameleira dos Machados (ASGAM).

07-12-2015

Viviane Araújo é a vencedora do Dança dos Famosos 2015

IMAGEM REPRODUÇÃO

IMAGEM REPRODUÇÃO

Viviane Araújo foi a grande vencedora do “Dança dos Famosos” 2015. Ela levantou o troféu neste domingo (06), ao lado do professor Marcelo Granjero. Ela venceu o ator Arthur Aguiar e Mariana Santos. O quadro contou ainda com a participação de Agatha Moreira, Bruno Boncini, Érico Brás, Fernando Rocha, Flávio Canto, Françoise Forton, Igor Rickli, Maurren Maggi e Negra Li


Eleições 2018: Qual candidato a Presidente você votaria?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

AQUIVO ACONTECE

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com