Arquivos Educação » Brumado Acontece
CENTRO SÃO GABRIEL PROS GRADUAÇAO INTERSOFT GRAFICA LAB CLINICA MASTER supermercado central
19-05-2018

Ações em alusão ao 18 de Maio – CRAS Esther Trindade Serra

Foto Divulgação

Foto Divulgação

A campanha é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e ECPAT Brasil, em parceria com a SNDCA, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), Polícia Rodoviária Federal e ChildHood. Com o slogan Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescente, a ação convoca a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Desde 2009 utiliza como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa. 18 de maio: A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. A proposta do “18 DE MAIO”, se destaca no sentido de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade para participar da luta. Em Brumado, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, por intermédio da equipe do CREAS Chico Xavier, unidade responsável por atender crianças e adolescentes vítimas dos mais diversos tipos violências, em parcerias com demais componentes da rede de atendimento do público referenciado, desenvolve a campanha no município, a qual contempla atividades variadas. Conforme programação, na tarde de 14/05, o CREAS Chico Xavier, em parceria com o Conselho Tutelar, exibiu e discutiu com adolescentes do CRAS Esther Trindade Serra o Documentário “Canto de Cicatriz”.

18-05-2018

Governo lança almanaque da Turma da Mônica sobre Forças Armadas

Foto Marcello Casal Jr

Foto Marcello Casal Jr

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou hoje (16) o almanaque A Turma da Mônica e a Indústria de Defesa. Ciente da credibilidade e do alcance que os personagens do quadrinista e empresário Maurício de Sousa têm com o público brasileiro, a ideia do governo é ampliar, entre crianças e jovens, os conhecimentos sobre o desenvolvimento econômico e tecnológico proporcionado pela indústria da defesa, e sobre o papel e as profissões relacionadas às Forças Armadas. A um custo de R$ 300 mil foram produzidas 100 mil revistinhas em quadrinhos de 100 páginas, com apenas uma história e alguns passatempos abordando o papel das Forças Armadas. Foram tratados temas como as riquezas naturais do país, a importância do monitoramento de fronteiras, defesa cibernética, veículos militares, resgate e salvamento de pessoas, combate a incêndios de grandes proporções e ajuda humanitária. “Conseguimos, com esse projeto, passar de forma leve e tranquila informações sobre a defesa via linguagem dos quadrinhos. Passamos noções de cidadania, ética e também sobre o trabalho das Forças Armadas. Segundo pesquisas que fizemos, cada revistinha nossa cai nas mãos de 4 ou 5 pessoas. Com isso, esse almanaque terá um alcance de 400 mil pessoas, para começar”, disse Maurício de Sousa durante o lançamento do almanaque. Além de explicar as diferenças entre Exército, Marinha e Aeronáutica, bem como as diversas profissões e áreas de conhecimento que compõem as Forças Armadas, o almanaque apresenta conceitos que nem sempre fazem parte do mundo infantil, como o da Amazônia Azul (riquezas minerais e biológicas do mar brasileiro), e explica os benefícios que alguns equipamentos e tecnologias militares podem proporcionar à população – caso do satélite geoestacionário que levará internet banda larga a locais onde ainda não existe esse tipo de serviço. Ao longo da história, várias fichas técnicas de submarinos, aviões (entre eles o Caça Gripen), aeronaves remotamente pilotadas, radares e veículos de transporte são apresentadas, bem como ecossistemas brasileiros como florestas, Cerrado, Pantanal e Caatinga. Ao explicar a diferença entre os submarinos convencionais e o nuclear, Maurício de Sousa consegue a proeza de levar Cascão – personagem conhecido por não tomar banho e não gostar de água – Leia mais »

17-05-2018

Curso pré-vestibular gratuito abre 14 mil vagas nesta quarta-feira

Foto Divulgação

Foto Divulgação

O Programa Universidade para Todos (UPT), curso de pré-vestibular gratuito da Bahia, abre inscrições nesta quarta-feira (16). Promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, a edição que acontece este ano terão 14 mil vagas abertas até o dia 23 deste mês, disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). Com aulas no período de 5 de junho à 14 de dezembro, estão na lista de disciplinas ofertadas as matérias de Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia. O programa é voltado para aqueles que são estudantes de instituições da rede pública estadual ou municipal, matriculados no 3º ano do Ensino Médio em 2o18; que tenha cursado em escola pública municipal e/ou estadual no Estado da Bahia, o Ensino Fundamental II – 5ª à 8ª séries, atual 6º ao 9º ano ou modalidades correspondentes; e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio regular ou modalidades correspondentes. Ao se inscrever, o candidato deverá escolher um município, localidade e turno onde Leia mais »

16-05-2018

Itapetinga: Seminário sobre Políticas Públicas Educacionais altera data

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos para o 1° Seminário de Políticas Públicas Educacionais: desafios e perspectivas após o Golpe de 2016, organizado pelo Grupo de Estudos sobre Políticas Públicas Educacionais e pelo Observatório de Políticas Públicas Educacionais. O evento, cuja data foi alterada, acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de agosto, no campus de Itapetinga, e receberá propostas até o dia 10 de junho. Até essa data, deverão ser enviados resumos ampliados para o e-mail gpef.uesb@gmail.com. Os trabalhos apresentados deverão estar identificados de acordo com quatros eixos temáticos: Política e Gestão da Educação Básica e Ensino Superior; Políticas de formação de docentes e dirigentes educacionais; Política de Planejamento, Currículo e Avaliação educacional; e, Direitos humanos, diversidade e inclusão social. Para mais informações sobre o evento e as especificações de submissão acesse o site do Seminário ou entre em contato com a organização pelo telefone (77) 3261-8610 ou pelo e-mail acima. Por Tamires Peixoto

15-05-2018

Eleições 2018: 90ª Zona Eleitoral realiza eleição simbólica no Programa Eleitor do Futuro

Foto Rede Acontece

Foto Rede Acontece

A 90ª Zona Eleitoral em Brumado, realizou eleição simbólica no Programa Eleitor do Futuro em parceria com a secretaria municipal de educação e a câmara de vereadores. O Projeto Eleitor do Futuro possibilita às novas gerações uma formação cultural e cívica voltada ao fortalecimento das relações sociais e do Estado Democrático de Direito, ao discutir o papel do jovem como cidadão e agente de mudança na família, na comunidade e na sociedade a que pertence, buscando sedimentar a ideia acerca da ética, da solidariedade, cultura, dos direitos humanos, da coletividade, entre outros, bem como trabalhar a noção de ética na política e do gozo dos seus direitos mediante o conhecimento do processo eleitoral de forma crítica e cidadã, observando os vícios que descaracterizam e contaminam os fins e a essência do direito universal de sufrágio, que tem como seu instrumento o voto.

Foto Rede Acontece

Foto Rede Acontece

Este programa, como o seu próprio nome sugere, é voltado para crianças e adolescentes entre 10 e 15 anos, estudantes de escolas públicas e particulares, haja vista que, aos 16 anos, caso o jovem deseje, já poderá exercer o seu direito de votar e decidir os rumos do Brasil.

Foto Rede Acontece

Foto Rede Acontece

Em Brumado a primeira parte do Programa Eleitor do Futuro aconteceu nas escolas de tempo integral do município, Oscarlina Pereira, Idalina Azevedo, Nice Públio e Calrice Moraes, e os alunos votaram em candidatos e partidos fictícios, para ficarem inteirados de como funciona na prática do processo eleitoral.

15-05-2018

Prazo para inscrições no Enem termina nesta sexta-feira

Imagem Divulgação

Imagem Divulgação

As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) terminam na próxima sexta-feira (18). Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até a manhã desta segunda-feira (14), 3.797.851 já haviam se inscrito para as provas que estão marcadas para os dias 4 e 11 de novembro. Também nesta sexta-feira termina o prazo para alteração de dados cadastrais, solicitação de mudança no município de provas, de opção de língua estrangeira, atendimento especial e envio de laudo médico, declaração ou parecer. O que é obrigatório informar na inscrição? O participante deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do documento de identidade. Também é obrigatório informar um endereço de e–mail único, além de um número de celular válido. Quem está isento da taxa precisa se inscrever? Ter a isenção da taxa de inscrição aprovada não significa que a inscrição foi feita automaticamente. A participação só é confirmada com a mensagem “Inscrição Concluída com Sucesso”, para quem tem direito à isenção. Para os candidatos pagantes, o final da inscrição é acompanhado da frase “Inscrição aguardando o pagamento da GRU”. O pagamento da taxa deve ser feito até 23 de Leia mais »

Tags:
12-05-2018

‘Sofri mais preconceito não por ser mulher, mas por ser do Norte’, diz Fafá de Belém

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

A paraense Fafá de Belém irá encerrar sua turnê “Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso” neste sábado (12), no Teatro Castro Alves, em Salvador, às 21h. A cantora conversou com o Bahia Notícias e contou o motivo por ter escolhido a capital baiana para realizar o seu último show antes de embarcar para Portugal, local em que ficará durante todo o mês de junho para fazer parte de outras turnês. “Então é hora de encerrar a turnê ‘Do Tamanho Certo Para o Meu Sorriso’, e eu escolhi encerrar em Salvador que foi onde eu comecei oficialmente a minha carreira. O primeiro palco profissional que eu subi foi do Teatro Vila Velha, há 43 anos”, disse Fafá. A cantora ainda reforçou a relação com a capital baiana. “Estar em Salvador é sempre uma alegria, o Teatro Castro Alves é uma alegria. Nunca mais fiz o Vila Velha, mas adoro aquele espaço”, ressaltou. “Estou com muita expectativa, o espetáculo é lindo, completo, com troca de cenários, troca de figurinos, projeções que vem contando toda a minha vida. Uma sonoridade muito moderna, com as guitarradas de Felipe Cordeiro e Manoel Cordeiro, e mais o computador com as bases gravadas”. A artista falou que o show começa com o repertório do último álbum lançado por ela, que tem o mesmo nome da turnê, e depois passa para as canções que marcaram momentos emblemáticos da carreira e “encerramos tudo com festa”. “É um espetáculo para comemorar a vida, a carreira, e para gente ser feliz. Tem todo o repertório desse CD, que hoje está só no Spotify, e é exatamente o DVD que nós vamos estar vendendo no Foyer do teatro”, disse a cantora.

11-05-2018

Alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas de Brumado participam do concurso Geração Sustentável

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Com foco na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos o Instituto InterCement promove o Concurso Geração Sustentável nas 16 cidades onde atua, dentre estas, o nosso município de Brumado. Este projeto tem o intuito de promover a educação ambiental para jovens das escolas públicas. O programa, que este ano tem como tema “Movimento chega de doença! Juntos pela proteção da natureza e o combate às doenças transmitidas por mosquitos”, chega a sua terceira edição em 2018. As quatorze escolas do Ensino Fundamental das Séries Finais deste município inscritas até o dia 04 de maio de 2018 no site http://www.geracaosustentavel.org já começaram a realizar as etapas do concurso com orientação de cinco componentes, sendo quatro alunos de 8º e 9º anos e um professor tutor. Para conclusão, os jovens em questão produzirão um vídeo com duração entre 3 a 5 minutos que mostre as causas do problema e, principalmente, as soluções que cada um pode dar com mudanças simples nos hábitos do dia a dia. A última edição do concurso aconteceu em 2016 e teve como tema “5R – Reduzir, Reutilizar, Repensar, Recusar e Reciclar”. Na ocasião, o concurso contou com a participação de 350 alunos espalhados em 15 cidades e a Escola Municipal Oscarlina Oliveira Silva, do município de Brumado teve o êxito de ser a campeã do concurso. Este ano, o evento de premiação contará com representantes das escolas participantes, integrantes do CDC (Comitê de Desenvolvimento Comunitário) e profissionais da unidade fabril. Cada um dos integrantes da equipe vencedora receberá um Kit escolar com produtos ecológicos, que será entregue no dia da premiação. Os que chegarem até a última etapa do concurso, receberão certificados de Leia mais »

04-05-2018

Brumado: UNEB irá ofertar novo curso de graduação

Foto Divulgação

Foto Divulgação

No último dia 03 de maio, foi publicada, no Diário Oficial do Estado da Bahia, a Resolução N.º 1.324/2018, autorizando a oferta do Curso de Graduação em Pedagogia (Licenciatura) no Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, da Universidade do Estado da Bahia – UNEB / Campus XX – Brumado, em Regime de Cooperação Interdepartamental com o Departamento de Educação – DEDC, da UNEB / Campus XII – Guanambi. O novo curso de graduação da UNEB de Brumado terá início no Semestre Letivo 2018.2 (dia 10 de agosto de 2018) e a primeira turma será composta por quarenta integrantes, os quais serão selecionados através do Sistema de Seleção Unificada – SISU. Os interessados deverão ter prestado o último Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, realizado no final do ano passado. Deverão também ficar atentos ao calendário de atividades do SISU / Segundo Semestre de 2018. Para maiores informações, poderão entrar em contato com a UNEB de Brumado, através do telefone (77) 3441 3278, Ramal 202.

27-04-2018

Termina hoje prazo para inscrição no Encceja

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Nesta sexta-feira (27) é o último dia para a inscrição no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional). As inscrições ficam abertas até as 23h59, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Até a última terça-feira (24), o Inep já havia registrado mais de 1 milhão de inscrições, sendo 196,4 mil para o ensino fundamental e 824,7 mil para o ensino médio. Em 2017, quando o exame voltou a certificar o ensino médio, foram registrados 1,5 milhão de inscritos. O Encceja é direcionado a jovens e adultos que não conseguiram concluir os estudos na idade apropriada. Quem quer a certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame, em 5 de agosto. Já os candidatos à certificação de conclusão do ensino médio devem ter 18 anos completos. A participação é voluntária e gratuita. Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos: a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, e a declaração parcial de proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas ou em mais de uma, mas não em todas. O Encceja Nacional será realizado em 5 de agosto. O Encceja Exterior, para brasileiros que vivem em outros países, será no dia em 16 de setembro. Também serão realizadas em setembro edições para pessoas privadas de liberdade no Brasil e no exterior.

24-04-2018

II Conferência Municipal InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente

Foto Divulgação

Foto Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na tarde de hoje (23/04), a II Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. O Projeto tem como objetivo a apresentação dos projetos elaborados nas conferências escolares às entidades competentes e população local, possibilitando a obtenção de parceiros que colaborem com a prática das ações propostas nos planos, bem como a escolha de três projetos e oito delegados para encaminhar ao NTE 13 para a participação na Etapa Territorial da Conferência Infantojuvenil para o Meio Ambiente. Quem esteve presente no auditório do SEMAC, pode prestigiar diversas apresentações artísticas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, além de alguns brilhantes projetos desenvolvidos pelos mesmos. A conscientização criada a partir de eventos como esse é ímpar, já que além de nos encantar com suas oratórias belíssimas e alto nível intelectual empregado nos projetos, os jovens estudantes brumadenses, se tornarão adultos responsáveis e cientes da importância da economia e preservação da água e do Meio Ambiente como um todo. Vamos cuidar de Brumado, cuidando das Águas!

23-04-2018

SMTT tem garantido segurança em faixa de pedestres em escolas

Foto Rede Acontece

Foto Rede Acontece

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), em Brumado tem garantido segurança nos horários de picos em faixas de pedestres em frente de escolas no município. Mesmo tendo a faixa de pedestres muitos motoristas e condutores de motocicletas não respeitam a sinalização vertical e os risco de acidentes são maiores nos horários de picos.

23-04-2018

Promoção da cultura da Paz, cidadania e Direitos Humanos realizada na Escola Miriam Meira

Foto Divulgação

Foto Divulgação

Na manhã da última sexta-feira (20), a equipe de Saúde da UBS Leobino José de Souza (Lagoa Funda) em parceria com a assistente social do NASF, Edite Viana, realizou uma atividade voltada para a promoção da cultura da paz, cidadania e Direitos Humanos. Iniciativas como essa têm o objetivo de conscientizar os alunos, criando assim então, adultos com maior capacidade de discernimento e com noções de Cidadania e Direitos Humanos, tornando a sociedade melhor agindo pela base da formação do cidadão.

Tags:
21-04-2018

Parceria SESOC e Faculdade Pitágoras

Foto Divulgação

Foto Divulgação

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – SESOC, na tarde, de 19/04, recebeu produtos da campanha realizada pela equipe da Faculdade Pitágoras, quando da efetivação de inscrições na unidade de ensino. Os produtos arrecadados, quais sejam, 41 latas de leite, 07 pacotes de leite, 21 kg de arroz, 08 kg de feijão e uma lata de óleo, serão entregues as gestantes assistidas no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Irmã Dulce, CRAS Esther Trindade Serra, CRAS Yolanda Pires e CREAS Chico Xavier. A Secretária e as coordenadoras vinculadas aos CRAS e à Proteção Social Básica, agradeceram aos representantes da Faculdade; Maria das Graças, Danilo Viana, Ane e Patric, pela cooperação, firmando parceria para o próximo evento.

18-04-2018

Aprovado projeto que obriga escolas a combaterem bullying

Foto: Reprodução/Flickr

Foto: Reprodução/Flickr

O projeto que obriga as escolas a desestimularem seus alunos à prática do bullying foi aprovado nesta terça-feira (17) pelo Senado. Agora a proposta segue para sanção presidencial. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para incluir, entre as competências dos estabelecimentos de ensino, a promoção de medidas de prevenção e combate a todos os tipos de violência, em especial a “intimidação sistemática”, mais conhecida como bullying. Além disso, coloca como atribuição das escolas o estabelecimento de ações destinadas à promoção da “cultura da paz” nas escolas. Além das atitudes típicas de bullying, a matéria busca combater outros tipos de violência como agressão verbal, discriminação, práticas de furto e roubo, ameaças e agressão física. Ao relatar a matéria, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) utilizou um dado para comprovar a importância de medidas de conscientização sobre o problema. Um estudo feito em 2016 pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, em parceria com o Ministério da Educação, aponta que 69,7% dos estudantes presenciou algum tipo de agressão Leia mais »


“Qual o seu maior desejo para 2018?”

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...

AQUIVO ACONTECE

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com