Chapa majoritária será anunciada entre os dias 18 e 19, diz Rui » Rede Acontece
Últimas
>>> Ouça a Web Rádio Acontece <<< 28-05-2020 » Após elogios | Anderson Silva desafia McGregor para luta 28-05-2020 » Investimento arriscado | Ele 'virou' criptomoeda e vendeu parte do seu futuro por R$ 105 mil 28-05-2020 » Mídia e Marketing | Coca-Cola lidera lista de marcas mais consumidas do mundo 28-05-2020 » Assista | Tyson e Belfort 'causam tumulto' em evento de telecatch nos EUA 28-05-2020 » Ministro relator | Fachin leva ao plenário do STF pedido para encerrar inquérito das fake news 28-05-2020 » Após quase 9 anos | Neymar faz acordo com médico do parto do filho e encerra ação judicial 28-05-2020 » Rio de Janeiro | Desempregada, ela trabalha para salvar mulheres nas ruas 28-05-2020 » Crime em SP | Polícia suspeita que cabo da Rota tenha sido fuzilado por PMs 28-05-2020 » Ação por herança | Rose Miriam é tirada do inventário de Gugu e acusada de tumultuar 28-05-2020 » Assista no UOL Play | Sim, ainda vale a pena começar a ver 'The Handmaid's Tale' 28-05-2020 » 2 horas de diferença | Band e Globo vão reprisar o mesmo jogo no mesmo dia 28-05-2020 » Reserva de Dourados | Onde passa a boiada: aldeias resistem a covid-19 e agronegócio 28-05-2020 » 'Salvou minha vida' | Pereio explica por que trocou apartamento por Retiro dos Artistas 28-05-2020 » Produções da Marvel | MCU: fã organiza cada cena dos 23 filmes em ordem cronológica 28-05-2020 » Salto do palco em direção ao público | Pitty sobre 1ª coisa que vai fazer pós-pandemia: 'Quero dar mosh no show' 28-05-2020 » Opinião | Menon: J. Jesus é tão bom que não fará falta ao Fla 28-05-2020 » Quarentena na capital | Isolamento na capital de SP continua e não há prazo para abertura, diz Covas 28-05-2020 » Crise entre poderes | Eduardo cita 1964 e fala em militares para pôr 'pano quente' entre Poderes 28-05-2020 » Por pressão de Bolsonaro | Governo revoga regra que instituía punição a quem descumprir quarentena 28-05-2020 » Aprovação segue estável | Rejeição a Bolsonaro bate recorde, mas base se mantém, diz Datafolha
Publicidade
13 de junho de 2018

Chapa majoritária será anunciada entre os dias 18 e 19, diz Rui

Foto Rede Acontece

A chapa majoritária governista que irá concorrer nas eleições de outubro será anunciada entre os dias 18 e 19 (segunda e terça-feira. Foi o que afirmou o governador Rui Costa (PT) nesta terça-feira (12), que, segundo ele, está dependendo de uma conversa com o vice-governador João Leão (PP), que está em viagem no exterior.

Segundo Rui, a composição da chapa vai levar depender mais do cenário local do que o cenário nacional. “Até porque o cenário nacional ainda está muito indefinido, e não há previsão de definição nos próximos 30 dias. E em julho quero me dedicar a construir o programa de governo”, disse o governador durante assinatura de convênio com Instituto Avon, entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Barretos, para implantação de serviço de mamografia em várias regiões do Estado. A declaração do governador baiano vai de encontro à orientação do Diretório Nacional petista, que, em resolução publicada no fim de semana, determinou que as alianças regionais sejam subordinadas à coligação para a candidatura presidencial.

Rui tem indicado que não vai oferecer à senadora Lídice da Matta (PSB), aliada histórica do PT na Bahia, uma das vagas de pré-candidato ao Senado em sua aliança. O encontro com a senadora já foi adiado algumas vezes. O último adiamento foi nesta terça, véspera de um almoço marcado entre os dois.

O encontro deve ocorrer até o final desta semana. O PSB é visto como prioridade do PT para a composição de uma aliança nacional. As duas legendas negociam apoios mútuos em 11 Estados – Bahia, ao lado de Pernambuco, Minas e Amapá eram tidos como prioridade. Na semana passada, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), se reuniu com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira e o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. No mesmo dia, decidiu adiar os encontros estaduais para ganhar tempo para que o PT de Pernambuco desista de candidatura própria e apoie a reeleição de Câmara. Além disso, o PT cogita oferecer ao ex-prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), a vaga de candidato à vice-presidência.

Rui pretende oferecer a vaga de candidato ao Senado ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Ângelo Coronel (PSD), aliado do senador Otto Alencar. A segunda vaga na chapa é reservada ao padrinho político de Rui, o ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Se alijar de sua chapa a senadora do PSB, Rui também baterá de frente com Gleisi, defensora da pré-candidatura à reeleição de Lídice ao Senado. Ao lado da presidente do PT, Lídice foi uma das senadoras que estiveram na linha de frente para tentar evitar o impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Gleisi, inclusive, já gravou vídeos em apoio à pré-candidatura de Lídice ao Senado. No final de semana, a senadora paranaense disse ao Jornal do Brasil que interferiria no assunto.

“Se for necessário, vamos ter mais ênfase ainda em defender. Seria o momento de retribuir à Lídice a todo o apoio que ela nos deu”, disse. Nesta terça, a assessoria da senadora paranaense enviou nota afirmando que “o esforço do PT é fazer aliança nacional e alianças estaduais com a centro-esquerda, especialmente com o PSB, onde isso for possível, respeitando a realidade política de cada estado”. A assessoria de Lídice afirmou que ela não iria se pronunciar.


VOLTAR