Hospital da Mulher reforça ações de prevenção ao câncer de mama » Rede Acontece
Publicidade
10 de outubro de 2018

Hospital da Mulher reforça ações de prevenção ao câncer de mama

Foto Reprodução

O Hospital da Mulher (HM) fortalece as ações de combate e prevenção ao câncer de mama durante todo esse mês, em homenagem ao Outubro Rosa. A instituição, que fica no Largo de Roma, em Salvador, tem realizado atividades educativas e de humanização sobre o assunto.

As pacientes recebem, por exemplo, duas vezes por semana, uma sessão especial de beleza e maquiagem, que não é utilizada apenas para a mudança no visual. “É importante promover o resgate da autoestima das mulheres, porque a gente sabe que o processo de enfrentamento da doença pode ser muito sofrido. A ideia é fazer com que elas não tenham receio de vir até a unidade e que possam descobrir o diagnóstico, tendo o suporte da nossa equipe”, afirma a coordenadora do serviço de Psicologia do HM, Mariana Gonçalves.

O coordenador do serviço de Mastologia do HM, André Dias, destacou alguns cuidados que as mulheres devem adotar para evitar o surgimento do câncer de mama. “Ter hábitos de vida saudáveis, evitar a ingestão excessiva de carne vermelha, de gorduras saturadas e o uso de álcool. São fatores que previnem o surgimento e, além disso, a detecção precoce de determinados nódulos que venham a ser lesões precursoras do câncer”, esclarece.

Mutirão de Atendimento – No dia 20 de outubro, a partir das 7h, o Hospital da Mulher irá promover uma triagem para a realização de consultas de mastologia. A previsão é de que 250 mulheres sejam atendidas neste dia e outras 250 poderão agendar o serviço para consultas ainda nos meses de outubro e novembro.

Para ser atendida, é necessário apresentar RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é obrigatório apresentar a requisição (guia do SUS) para a consulta com profissional de mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia indicativa da suspeita de lesão cancerígena.


VOLTAR