27-07-2016

Cartilha orienta mulheres contra violência sexual virtual

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

A Defensoria Pública de São Paulo lançou hoje (26) uma cartilha que orienta as mulheres a se defenderem da violência sexual virtual, como a exposição na internet de fotos e vídeos íntimos feitos por ex-parceiros, prática conhecida como revenge porn. A cartilha, disponível no site da Defensoria Pública, também trata do sexting, caracterizado pelo envio de imagens sexuais para a mulher sem autorização dela, e do cyberstalking, a perseguição persistente por meios virtuais. “Muitas meninas que jogam jogos eletrônicos acabam por sofrer ameaças, ofensas de gênero. Para elas poderem jogar, e os personagens não serem mortos por todos os outros meninos, essas meninas tem de mandar fotos nuas”, exemplificou a defensora pública Ana Rita Souza Prata, coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher.(Orientação) A cartilha inclui uma história em quadrinhos sobre uma jovem vítima de pornografia de vingança: o ex-namorado compartilhou pela internet fotos dela nua. A defensoria destacou que, recentemente, uma história semelhante foi vivida uma moradora de Minas Gerais, que obteve, em abril deste ano, decisão do Tribunal de Justiça do Estado condenando o ex-namorado a indenizá-la por danos morais em R$ 75 mil. “A primeira coisa que a gente orienta é, em caso de isso acontecer, a vítima nunca deve apagar o conteúdo. Ela deve tirar print [cópia da tela] de tudo, tanto mensagem de texto ou eletrônica, ou páginas, publicações, salvar tudo isso. Procurar uma pessoa especializada, a defensoria e uma delegacia de polícia para fazer um boletim de ocorrência”, Leia mais »

No Banner to display

27-07-2016

Seminário discute orientações técnicas para eleições de 2016

Foto: Urandi Acontece

Foto: Urandi Acontece

O 1º Seminário Baiano de Orientações Técnicas ao Processo Eleitoral será realizado na próxima sexta-feira (29). O evento, que tem inscrição gratuita, discutirá os aspectos preventivos e prioritários sobre a legislação eleitoral para as eleições de 2016 e para o exercício de 2017. O seminário acontecerá na União dos Prefeitos da Bahia (UPB), no CAB, das 8 às 17h30. Dentre os convidados para o debate estão o presidente da Ordem dos Advogados – Seccional Bahia (OAB-BA), Luiz Viana, o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) Marcelino Ayres, o mestre em Direito Público José Amando, o especialista em Direito Eleitoral Jarbas Magalhães e o contador e advogado Fernando Carlos. O evento é promovido pela Gestão em Administração Pública e Privada (GAP) e conta com o apoio da OAB-BA, UPB e Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia (CRC- BA).

No Banner to display

27-07-2016

PT que deve responder por pagamentos a João Santana, diz Dilma

Foto: Urandi Acontece

Foto: Urandi Acontece

A presidente afastada Dilma Rousseff disse nessa quarta-feira (27) que os supostos pagamentos ilegais referentes à sua campanha presidencial de 2010, recebidos pelo publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, por meio de caixa 2, devem ser explicados pela tesouraria do PT, e não por sua coordenação de campanha à época. Na semana passada, João Santana e Mônica Moura confirmaram, em depoimento ao juiz Sérgio Moro, terem recebido, em 2013, U$ 4,5 milhões referentes a dívidas da campanha de 2010 de Dilma, por meio de uma conta do empresário Zwi Skornicki na Suíça. O casal de publicitários encontra-se preso preventivamente em Curitiba desde fevereiro. “Não é a mim que você deve perguntar isso. Como o próprio João Santana falou, ele tratou disso com a tesouraria do PT”, respondeu Dilma ao ser questionada sobre o assunto, em entrevista à Rádio Educadora, de Uberlândia (MG). A petista argumentou que, uma vez que o suposto pagamento foi feito três anos após encerrada a campanha, quem deve esclarecer o repasse do dinheiro é o PT. “A minha campanha não tem nenhuma responsabilidade sobre as circunstâncias em que se pagou uma dívida remanescente da campanha de 2010, por que ela foi paga três anos depois”, afirmou a presidenta afastada. (Romance) Dilma negou também declarações do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que disse na semana passada a jornalistas ter escutado um “desabafo” da petista, no qual ela confidenciou estar cansada e abatida com o processo de impeachment. “Quero acabar logo com essa agonia”, teria confessado a presidente afastada. “Isso é um romance, porque, primeiro, eu não estive com o presidente do Senado nem na semana passada, nem na semana retrasada”, afirmou ela. Sem citar quais, Dilma acusou veículos de imprensa de querer criar a impressão de que ela esteja propensa a renunciar. “Há uma fantasia, uma invenção, uma ficção que foi divulgada de forma incorreta e indevida.” Ela garantiu que irá cumprir o prazo dado até a quinta-feira (28) para apresentar suas alegações finais à Comissão Processante do Impeachment no Senado. “Não estou cansada, não. Estou plenamente disposta a lutar até o ultimo minuto pelos Leia mais »

No Banner to display

27-07-2016

Em 11 anos, nº de mortos em acidentes de trânsito com motos triplica no Brasil

Foto Urandi Acontece

Foto Urandi Acontece

O número de mortos e feridos em acidentes com motos mais que triplicou no país entre 2002 e 2013. Os dados são do estudo “Retrato da Segurança Viária no Brasil”, obtido pelo UOL. Das 43.075 mortes no trânsito ocorridas no Brasil em 2013, 12.040 foram motociclistas ou passageiros de motos –mais de três vezes os mortos em 2002, quando 3.773 perderam a vida. Já o número de feridos em acidentes com moto quadruplicou no período: de 21.692 para 88.682. Para feridos, considerou-se aqueles que necessitaram de mais de 24 horas de internação. Os resultados do estudo se baseiam apenas nos acidentes cujo meio de transporte envolvido foi identificado, descartando as categorias “outros” e “sem informação”. Portanto, os números não se baseiam no total absoluto registrado no país e apontam que os motociclistas representaram 37% das mortes e 56% dos feridos nos acidentes em 2013 –motos constituem 26% da frota nacional de veículos automotores. De 2002 a 2013, período abordado pelo estudo, acidentes com motos passaram a ser a principal causa de morte do país quando o motivo é acidente de trânsito. Em 2002, os acidentes com motos representavam 17% do total de mortes, enquanto os acidentes com pedestres eram 45% do total e os com carros de passeio, 30%. Hoje, as motos estão com 37%, contra 31% dos carros e 25% dos pedestres. Em termos gerais, o estudo destaca também que a violência no trânsito mata muitos pedestres e ciclistas. “Chama a atenção o fato de que um em cada cinco mortos no trânsito brasileiro é pedestre. Em 2013, os acidentes de trânsito levaram à morte de 8.220 pessoas a pé e de 1.348 ciclistas no país”, aponta. Em 2002, esse percentual de pedestre era maior: 42% do total. Em 2013, a estimativa é que o país tenha gastado R$ 16,9 bilhões com os acidentes de trânsito. Ao todo, 191 mil vítimas de acidentes precisaram ser internadas por mais de 24 horas após colisões ou atropelamentos. O estudo aponta que existem “obstáculos” a serem enfrentados: melhoria nas condições de trafegabilidade das vias, mais campanhas educativas e de conscientização dos usuários, ampliação da fiscalização no trânsito e melhoria na geração e coleta de dados relacionados à violência no trânsito.

Tags:

No Banner to display

27-07-2016

Temer flexibiliza horário de ‘A Voz do Brasil’ durante Olimpíada

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

O horário do programa A Voz do Brasil será flexibilizado durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. A decisão consta em medida provisória assinada pelo presidente em exercício, Michel Temer. Com a mudança, as emissoras de rádio comerciais, comunitárias e legislativas poderão transmitir o programa entre as 19h e as 22h. A norma atende a uma demanda das emissoras de rádio, que agora poderão transmitir competições ao vivo para os ouvintes e, de acordo com a tabela dos Jogos, transmitir o programa A Voz do Brasil no horário mais adequado. O programa tem duração de uma hora e apresenta notícias dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A flexibilização valerá no período 5 de agosto a 18 de setembro, quando se encerra a Paralimpíada. A norma será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

 

No Banner to display

27-07-2016

No twitter, Wagner usa pesquisa para reforçar ideia de golpe

Foto: Urandi Acontece

Foto: Urandi Acontece

O ex-ministro da Casa Civil, Jaques Wagner (PT), usou o twitter para se posicionar sobre a pesquisa divulgada nessa terça-feira (26), pela Ipsos. O levantamento mostrou que mais da metade da população brasileira acredita que o melhor para o país é a realização de uma nova eleição presidencial ainda este ano. Segundo Wagner, a pesquisa reforça a teoria que o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), é um golpe. “O apoio ao impeachment está caindo continuamente desde março e de forma cada vez mais acelerada. É o que mostra levantamento do Ipsos divulgado hoje. À medida que o tempo passa, cada vez mais brasileiros se dão conta de que @dilmabr, uma mulher honesta, foi vítima de um golpe. Um golpe arquitetado com o objetivo de retirar direitos e implantar uma agenda conservadora. Diante dessa nova realidade, o que farão os senadores? Se não há crime e nem apoio majoritário da opinião pública, como justificar o golpe? A voz das ruas agora será ignorada?,” indagou.

No Banner to display

26-07-2016

Pindaí: Presidente da Câmara de Vereadores é acusado de quebrar porta de restaurante

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

O presidente da Câmara de Vereadores de Pindaí está sendo acusado de ter quebrado a porta de um restaurante naquela cidade.
Segundo informações do Tenente Fábio Bonfim Comandante da 5.ª Companhia da Polícia Militar, populares denunciaram que o vereador Jean Cleber Pereira dos Santos estava quebrando a porta do restaurante da senhora Dalva Nunes Luz, mãe da vereadora Suzelene Mendes (Suze). Os policiais fizeram diligências e não encontrando o vereador orientaram que a vítima fosse à Delegacia. Segundo o Boletim de Ocorrência o vereador tentou agredir uma jovem que estava filmando em um celular um movimento político realizado na “casa verde”. Com medo de ser hostilizada a jovem se refugiou no Restaurante de Dona Dalva, quando o vereador tentou invadir dando vários chutes na porta, quebrando as vidraças. Em contato telefônico com o presidente do Legislativo pinadaiense, ele rebateu as acusações e disse que tudo começou quando uma pessoa ligada à vereadora Suze estava filmando o evento festivo, alegando haver ali um evento político ilegal. Perguntado se foi o responsável pelos danos à porta do restaurante ele nega veementemente, dizendo que foi um rapaz que prefere não dizer o nome. O vereador também foi acusado de ter capotado o carro da Câmara. Ele disse que não houve nada de grave, apenas perdeu o controle do carro ao mudar uma faixa musical em um pen drive. A dona do restaurante passou mal e foi internada no hospital de Pindaí. Por Bonny Silva

No Banner to display

26-07-2016

País poderá ter mais eleições suplementares este ano

Foto: Urandi Acontece

Foto: Urandi Acontece

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, considera que o número de eleições suplementares vai aumentar na disputa municipal deste ano. Segundo o ministro, devido às mudanças no processo eleitoral, a expectativa é de que alguns pleitos sejam judicializados e, como consequência, diversas eleições sejam anuladas. Caso a eleição de um candidato seja anulada, por ficha suja, por abuso econômico ou qualquer outra irregularidade, ao invés de o segundo candidato com o maior número de votos assumir, agora será necessária a realização de uma nova eleição. Dessa forma, diversas decisões sobre a sucessão nas prefeituras e a composição das câmara municipais podem ficar para depois do mês de outubro. Outra mudança na legislação que contribui para os pleitos tardios é que o prazo para registro de candidaturas foi adiado de 5 de julho para 15 de agosto. O objetivo, segundo Gilmar, foi baratear as eleições, porém a alteração trará consequências que precisarão ser revistas, já que a Justiça também começará a analisar mais tarde as impugnações. O julgamento poderá se estender para depois do resultado da eleição, levando à anulação de votações já realizadas. A redução nos prazos para as campanhas e para a análise das candidaturas poderão contribuir para aumentar os casos em que o candidato é considerado inelegível após já ter sido eleito. Por isso, Mendes afirmou que a eleição de 2016 servirá como um “experimento institucional” e que uma reforma política e eleitoral deverá ser discutida para o pleito de 2018. De acordo com o presidente do TSE, a Justiça Eleitoral autorizou que mais juízes atuem para analisar candidaturas, mas afirmou que certamente se chegará a outubro com muitas pendências. “Nós tomamos providências procedimentais, autorizamos que juízes substitutos atuem desde logo compondo os TREs de modo a reforçar a capacidade dos tribunais eleitorais. Estamos preocupados obviamente com isso. Mas não teremos condições de evitar a judicialização, questões sobre ficha limpa, impugnações de eleições, abuso de caráter econômico, muita gente até constrangidamente diz que resultado na proclamação será provisório. Vamos chegar a outubro sem que temas estejam definitivamente resolvidos”, declarou o ministro. Mendes afirmou ainda que traz preocupação ao TSE o ritmo de registro de candidaturas, outro prazo que precisará ser revisto a partir de novembro. Até agora, a Justiça Eleitoral só recebeu oficialmente 122 candidaturas. Porém a expectativa de Mendes é de que esse número chegue a cerca de 530 mil até o dia 15 de agosto, prazo final para os registros. O ministro destacou que é importante que os partidos antecipem o registro. Com a proximidade do fim do prazo, a Justiça Eleitoral tem menos tempo para iniciar as análises das candidaturas.

No Banner to display

26-07-2016

Walter Mercado diz que vitória de Trump causaria “total destruição”

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

O astrólogo Walter Mercado, famoso pelo bordão “Ligue Já”, que na década de 90 aparecia nas TVs brasileiras, fez uma previsão sobre as eleições americanas. Mercado disse que prevê uma “total destruição” do mundo caso Donald Trump seja eleito. De acordo com o Miami Herald, o astrólogo criou um mapa astral do candidato republicano à presidência americana. Nele, Mercado tentou ver o que estava reservado para seu futuro. Ainda segundo o jornal, ele disse que apoia Hillary Clinton e que, astrologicamente, ela tem uma melhor previsão. Em entrevista ao Programa do Gugu, em fevereiro deste ano, Mercado disse que havia previsto, na década de 90, a vitória de Bill Clinton.

No Banner to display

26-07-2016

Padre é assassinado dentro de igreja na França

Imagem Reprodução

Imagem Reprodução

Um padre foi assassinado na manhã desta terça-feira (26) dentro de uma igreja em Saint Etienne du Rouvray, na região da Normandia, na França. De acordo com o G1, dois homens armados com facas invadiram o local durante uma missa e fizeram reféns duas freiras e dois fiéis, além do padre. Segundo o jornal Le Figaro, da França, os criminosos foram mortos pela polícia, que cercou a igreja e ainda negociou a libertação dos reféns com eles. Agentes disseram que pelo menos um dos dois usava uma espécie de gorro de lã utilizado por muçulmanos. A ação durou 40 minutos. A publicação francesa não obteve informações sobre o estado de saúde dos outros reféns.

No Banner to display

Página 1 de 11612345...102030...Última »

No Banner to display

AQUIVO ACONTECE
Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com